Chat

Sentar e Alcançar - Teste de Flexibilidade Adaptado

Saiba mais sobre o Teste de Flexibilidade Adaptado - Sentar e Alcançar e sua importância na avaliação da flexibilidade muscular-articular. Descubra como o teste pode ajudar na prescrição de exercícios de alongamento, identificação de encurtamentos musculares e verificação de alterações na amplitude de movimento. Conheça também o protocolo utilizado para a mensuração da flexibilidade e como é feita a anotação dos resultados.

O Teste de Flexibilidade Adaptado - Sentar e Alcançar é utilizado para avaliar a flexibilidade muscular-articular. A avaliação da flexibilidade é importante para estabelecer parâmetros na prescrição de exercícios de alongamento e identificar grupos músculos-articulares com pouca flexibilidade, enfatizando regiões específicas. Além disso, a avaliação periódica é fundamental para verificar possíveis alterações na amplitude do movimento ao longo dos anos.

Com o teste, é possível estabelecer a correlação entre dores musculares e articulares ao encurtamento músculo-tendíneo, relacionando a melhora do paciente com o aumento da flexibilidade. Identificar o encurtamento músculo-tendíneo em sua fase inicial também facilita o tratamento. Conhecer a amplitude de movimento de várias articulações ajuda nas comparações intra-grupo e entre indivíduos de mesma faixa etária e sexo, bem como com outras populações.

O protocolo utilizado para a mensuração da flexibilidade é o Teste de Sentar e Alcançar Adaptado sem banco, segundo a padronização do PROESP-BR. Para realizá-lo, o aluno deve sentar-se descalço sobre a trena estendida e fixada no chão, com o ponto zero entre as pernas e calcanhares imediatamente próximos a marca de 38 cm. Com os calcanhares afastados a 30cm, joelhos estendidos, mãos sobrepostas e dedos médios alinhados, o aluno deve flexionar o tronco à frente e alcançar com as pontas dos dedos a maior distância possível sobre a trena ou fita métrica. O resultado é medido a partir da posição mais longínqua que o aluno pode alcançar na escala com as pontas dos dedos, com anotação do melhor resultado entre as duas execuções em uma casa decimal.

Assim, o Teste de Flexibilidade Adaptado - Sentar e Alcançar é uma importante ferramenta para avaliar a flexibilidade muscular-articular e auxiliar na prescrição de exercícios de alongamento, identificação de encurtamentos musculares e verificação de alterações na amplitude de movimento. É um teste simples de ser realizado e pode fornecer informações valiosas sobre a saúde musculoesquelética dos indivíduos.

Material necessário: 

Uma trena ou fita métrica de 1 metro e fita adesiva.

Orientação: 

O aluno deve sentar-se descalço sobre a trena estendida e fixada no chão, com o ponto zero entre as pernas e os calcanhares imediatamente próximos à marca de 38 cm. Com os calcanhares afastados a 30 cm, joelhos estendidos, mãos sobrepostas e dedos médios alinhados, o aluno deve flexionar o tronco à frente e alcançar com as pontas dos dedos a maior distância possível sobre a trena ou fita métrica.

Anotação: 

O resultado é medido a partir da posição mais longínqua que o aluno pode alcançar na escala com as pontas dos dedos. O melhor resultado entre as duas execuções é anotado em uma casa decimal. Por exemplo, 24,5 centímetros.

Teste de sentar-e-alcançar Adaptado
Fonte: Gaya e Silva, 2007 


Mais informações entre em contato conosco e conheça a nossa Loja Virtual - www.cardiomed.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste de flexibilidade “sentar e alcançar” utilizando o Banco de Wells

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PESCA ESPORTIVA