Chat

Teste de flexibilidade “sentar e alcançar” utilizando o Banco de Wells

O Banco de Wells do teste sentar e alcançar é um teste usado para avaliar a flexibilidade da parte inferior das costas e das coxas. Para realizar o teste, o indivíduo deve sentar-se com as pernas estendidas e os pés apoiados no chão. O indivíduo deve então dobrar o tronco para a frente e tentar tocar os dedos dos pés. A distância entre as mãos e os dedos dos pés é medida e usada como uma medida da flexibilidade da parte inferior das costas e das coxas. Quanto menor a distância, maior é a flexibilidade da pessoa. É importante que o indivíduo mantenha as pernas estendidas durante o teste para garantir precisão na medição. O Banco de Wells do teste sentar e alcançar é usado comumente em avaliações físicas, treinamentos esportivos e em programas de condicionamento físico.


O principal instrumento utilizado para realizar o teste sentar e alcançar é um banco de Wells, que é um banco ajustável com uma régua graduada na parte superior. A régua é usada para medir a distância entre as mãos e os dedos dos pés do indivíduo durante o teste. Além disso, é comum utilizar um tapete ou colchão para garantir que o indivíduo esteja confortável durante o teste. É importante que o indivíduo esteja descalço durante o teste para garantir precisão na medição. Alguns profissionais de saúde ou treinadores esportivos também podem usar um goniômetro para medir o ângulo do tronco durante o teste e obter uma medição mais precisa da flexibilidade.


O banco de Wells do teste sentar e alcançar é um banco ajustável com uma régua graduada na parte superior. As dimensões do banco variam, mas geralmente é um banco comprido e retangular com uma altura apropriada para que o indivíduo possa sentar-se com as pernas estendidas e os pés apoiados no chão. A régua graduada na parte superior do banco é usada para medir a distância entre as mãos e os dedos dos pés do indivíduo durante o teste. Algumas versões do banco de Wells também têm uma plataforma ajustável na parte inferior para que o indivíduo possa ajustar a altura do banco de acordo com sua altura.


Abaixo está um desenho do banco de Wells do teste sentar e alcançar:


Para realizar o teste sentar e alcançar, é importante seguir o protocolo:


  1. Sente-se com as pernas estendidas e os pés apoiados no chão.

  2. Mantenha as mãos na altura dos joelhos e os cotovelos dobrados.

  3. Dobre o tronco para a frente e tente tocar os dedos dos pés.

  4. Medida a distância entre as mãos e os dedos dos pés.

  5. Anote o resultado para futuras referências.


É importante que o indivíduo mantenha as pernas estendidas durante o teste para garantir precisão na medição. Também é importante que o indivíduo mantenha as mãos na altura dos joelhos e os cotovelos dobrados para evitar que o braço interfira na medição. É recomendado realizar o teste sentar e alcançar várias vezes para garantir precisão no resultado.


Classificação

A tabela de classificação do teste de sentar e alcançar é usada para avaliar o nível de flexibilidade da parte inferior das costas e das coxas. A tabela é geralmente dividida em faixas de idade e os resultados são avaliados de acordo com as seguintes classificações:


  • Muito ruim: A distância entre as mãos e os dedos dos pés é maior que 20 cm.

  • Ruim: A distância entre as mãos e os dedos dos pés é entre 15 e 20 cm.

  • Médio: A distância entre as mãos e os dedos dos pés é entre 10 e 15 cm.

  • Bom: A distância entre as mãos e os dedos dos pés é entre 5 e 10 cm.

  • Muito bom: A distância entre as mãos e os dedos dos pés é menor que 5 cm.


É importante lembrar que esta tabela de classificação é apenas uma referência e que os resultados podem variar dependendo da idade, do gênero e do nível de condicionamento físico da pessoa. É recomendado consultar um profissional de saúde ou um treinador esportivo para avaliar os resultados do teste de sentar e alcançar e para receber orientações sobre como melhorar a flexibilidade.


Importância em avaliar a flexibilidade

A flexibilidade é a habilidade de mover-se e de realizar movimentos amplos com a articulação. É importante avaliar a flexibilidade de forma regular, pois ela pode afetar a postura, a força muscular, a resistência e a performance esportiva. Além disso, a flexibilidade também pode afetar a saúde geral do indivíduo, pois pode reduzir o risco de lesões musculares e articulares.


O teste sentar e alcançar é um teste simples e fácil de realizar que permite avaliar a flexibilidade da parte inferior das costas e das coxas. Ele pode ser usado para avaliar o progresso na flexibilidade ao longo do tempo, para identificar possíveis problemas de flexibilidade e para orientar o indivíduo sobre como melhorar a flexibilidade. Além disso, o teste sentar e alcançar também pode ser usado como um critério de avaliação em programas de condicionamento físico e em avaliações físicas para esportes. Portanto, a avaliação da flexibilidade utilizando o teste sentar e alcançar é importante para manter a saúde e o bem-estar geral do indivíduo.


Escrito por Leonardo Farah


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sentar e Alcançar - Teste de Flexibilidade Adaptado

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PESCA ESPORTIVA