Chat

Treino de hipertrofia e reabilitação por restrição parcial ao fluxo sanguíneo

Kaatsu training


  Todos nós temos a certeza que levantar peso e elevar o músculo até sua exaustão durante as repetições, é algo essencial para o desenvolvimento da hipertrofia..


  No entanto, um método de treino alternativo que utiliza um peso consideravelmente mais leve, conhecido como “treino Kaatsu”, demonstrou aumentar potencialmente a força muscular e o tamanho.


  Esse modo pouco ortodoxo de treino, requer o levantamento de cargas mais leves (cerca de 25% do seu máximo de uma repetição - 1RM) à falha muscular, restringindo ao mesmo tempo o fluxo sanguíneo aos grupos musculares exercitados.




Reforço da Força


  A notável capacidade do treino Kaatsu, para melhorar o desenvolvimento muscular, se dá em parte, sobre a ativação preferencial da fibra muscular de “contração rápida”


  Sendo que essa técnica esgota os níveis de oxigênio para os músculos devido sua restrição moderada do fluxo sanguíneo.


  A redução do fluxo de oxigénio disponível, força a célula muscular a produzir energia sem esse recurso, o que ativa preferencialmente as fibras musculares de contração rápida - ao invés das fibras musculares de contração lenta


  As fibras musculares de contração rápida, preferem a respiração anaeróbica, enquanto as fibras musculares de contração lenta, favorecem a respiração aeróbica.


  Apesar de não ser tão popular entre os Brasileiros, estudos ao redor do mundo demonstram como treinos de Kaatsu produziram ganhos de força consideráveis. 


  Alguns grupos estudados se dividiram em testes de levantamento com maiores pesos ou repetições, enquanto outro grupo utilizava as técnicas de Kaatsu.


  Notavelmente, os grupos que realizaram os treinos Kaatsu, mesmo com baixa intensidade, tiveram aumentos de força semelhantes aos do grupo de alta intensidade


  Revelando que o treino Kaatsu pode melhorar a força em grau semelhante ao treino de resistência.


  Outros estudos revelaram benefícios dos treinos com restrições do fluxo sanguíneo para pessoas idosas e saudáveis.


  Hormônio do Crescimento 


  O treinamento de resistência, normalmente não é associado à hipertrofia muscular. 


  No entanto, o ambiente anaeróbico causado pelo treinamento Kaatsu provavelmente desencadeia um crescimento muscular considerável por depender principalmente da respiração anaeróbica, o que gera grandes quantidades de ácido lático derivados do metabolismo.


  O aumento do ácido láctico estimula a liberação de quantidades generosas do hormônios do crescimento.


  Menos Dor, Mais Ganhos ou “No Pain No Gain”?


  O desempenho correto do treinamento Kaatsu permite o fluxo de sangue para o músculo com uma pequena quantidade de restrição. 


  A restrição adequada do fluxo sanguíneo é normalmente conseguida enrolando as correias do cotovelo ou do joelho, logo acima do músculo que se deseja treinar - sem envolver demais, pois não se deve cobrir completamente o fluxo sanguíneo por razões de segurança. 


  Para a abordagem padrão do treinamento Kaatsu, é necessário manter o Kit de Manguito durante todo o exercício - proporcionando amplo tempo para desencadear os efeitos bioquímicos e fisiológicos que aumentam fortemente o crescimento muscular 


  Não mantenha a pressão por mais de 20 minutos no total.


  Como executar?


  Normalmente, quatro a cinco séries, são realizadas com cerca de 25% de seu 1RM, com uma média de 30 repetições, seguido de mais três a quatro séries de 15 repetições e com menos de um minuto de descanso entre cada execução.


  Em geral, a abordagem padrão do treinamento Kaatsu descrita acima é bastante potente para gerar ganhos de força e tamanho. 


  Mas se prepare, poucas pessoas vão estar dispostas a um treino com tanta exaustão muscular.



Mais estudos…


  Um grupo de cientistas da “Indiana University” e da “Purdue University”  - (EUA) investigaram a capacidade de construção muscular de uma abordagem modificada do treinamento Kaatsu.


  Na versão modificada, os pesquisadores cortaram a pressão do manguito pneumático, utilizado para restringir o fluxo sanguíneo em aproximadamente 50%, em relação a outros estudos.


  No total, as modificações reduziram consideravelmente a classificação geral da dor avaliada durante o estudo, enquanto ainda surtiam efeitos significantes sobre tamanho e a força muscular.


  Mas mesmo assim, o estudo das modificações não obteve resultados superiores aos já estudados com o método tradicional - provavelmente pelo excesso de “facilidade” desenvolvida.



 Abordagem de treinamento adequada


  Embora o treinamento de oclusão seja benéfico especialmente quando combinado com treinamento de alta intensidade, ele deve ser feito corretamente para evitar possíveis lesões. 


  O treinamento adequado de oclusão envolve um envoltório apertado, com alças para o punho ou joelho com ajustes logo acima do músculo exercitado - certificando-se de não apertar muito, pois isso indica uma restrição completa do fluxo sanguíneo e pode ser perigoso!


  Além disso, é fundamental manter a restrição do fluxo sanguíneo em todos os conjuntos, mas nunca se deve ocluir um músculo por mais de 30 minutos por vez.


  Como mencionamos, normalmente quatro séries são realizadas em torno de 25% de seu 1RM, com 30 repetições e mais três séries com 15 repetições - com menos de um minuto de descanso. Para produzir os notáveis efeitos de construção muscular.


  Mas você sabe quais os equipamentos corretos para utilizar e evitar possíveis lesões graves? 



  Kit de Equipamentos Sofisticados para Oclusão Vascular


  Nós da Cardiomed, prezamos muito por sua saúde e segurança! 


  E exatamente por esse motivo, não economizamos esforços na hora de trazermos as novidades mais avançadas para seus treinos e rendimentos.


  Para o Kaatsu Training, nós oferecemos os melhores Kits para os grupamentos musculares Superiores e Inferiores

  

  Acesse nossa loja e confira todo o catálogo! 

  Você ainda está com alguma dúvida sobre como realizar o método de treino Kaatsu?


  Então não se esqueça de ficar ligado nas nossas redes sociais, onde postamos conteúdos envolvendo treinos, nutrição e bem estar geral!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste de flexibilidade “sentar e alcançar” utilizando o Banco de Wells

Sentar e Alcançar - Teste de Flexibilidade Adaptado

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PESCA ESPORTIVA